Os alunos Cassiano Ricardo Gomes da Silva, Everton Gonçalves da Silva, Ewerton Carvalho de Castro e Marcus Vinícius Gomes da Silva, da Escola SENAI Santos Dumont (São José dos Campos – SP) e orientados pelos professores Airton Cesar Zombardi, Josemar Monteiro Silva e Orlando Rosa Júnior, escreveram um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) falando sobre o uso do Zabbix no gerenciamento de ativos de rede com o objetivo de monitorar o desempenho e disponibilidade dos equipamentos.
O trabalho apresentado explica desde o conceito de redes até o uso do Zabbix. É um trabalho recomendado para quem está começando a usar o sistema ou quer conhecê-lo.
Link para o TCC: http://www.zabbixbrasil.org//files/TCC_Zabbix-FINAL.pdf
Valew cara…. Abraços
Parabéns pela solução. Para ser muito sincero, não conhecia a Plataforma Zabbix, e ao ver os nossos alunos implementando-a percebi como o software é cheio de recursos e permite uma vasta gama de uso. Espero que este trabalho ajude também na divulgação do Zabbix no cenário brasileiro e mundial. Grande abraço,
Orlando Rosa Junior
Bah! Esse TCC tá estranho.
Li todo o trabalho dos caras e não compreendi o objetivo do trabalho. Sobre o Zabbix, pra mim, não fizeram nada prático, só descreveram o que é. Fora os erros de português.
Um pouco mais de seleção ao publicar artigos no site.
Valeu
É fácil criticar quando se recebe algo pronto, mastigado… Fizeram um ótimo trabalho em apresentar as funcionalidades do Zabbix, em Português, algo que era difícil encontrar. Da próxima vez, caro colega Vinicius, critique construtivamente.
Retirei estas palavras do TCC. Nada mais claro do que isso caro colega crítico:
“O objetivo deste trabalho é apresentar um sistema de gerenciamento de ativos com o
desígnio de monitorar com desempenho e disponibilidade uma rede, ou seja, sempre que
preciso irá estar disponível, e com suporte a banco de dados e interface web”.
Melhor ler o trabalho direito antes de criticar.
Professor Orlando,
Muito obrigado pelo apoio e ajuda ao longo do Trabalho, pois com seus conselhos alcançamos o tão desejado término de nosso TCC, sem contar com todos os outros professores envolvidos ao longo do curso, e que pode ter certeza que levarei todos os ensinamentos pelo resto de minha vida.
Abraços!
Trabalho muito interessante, estou fazendo o meu projeto de TCC e será semelhante a este. Este trabalho de conclusão de curso me ajudará bastante.
Parabéns pelo projeto bem feito.