Carta Aberta a Comunidade Zabbix Brasil

Boa tarde, Pessoal!

Eu venho pensando nesse assunto há muito tempo, muita coisa mudou desde junho/2008 quando a Comunidade nasceu.

Eu acredito que o modelo centralizado que criamos no começo foi necessário, pois as pessoas não se conheciam, só existia um parceiro comercial no Brasil e não sabíamos bem quais eram suas intenções, etc.

Eu lembro do dilema que foi subir um site e dividir a administração dele com o Aécio, lembro das pessoas sugerindo outros canais, como por exemplo, o Facebook, e, eu sendo totalmente contra, os primeiros cursos, os desentendimentos, muita coisa boa e ruim aconteceu, nem todos perceberam, mas aconteceram, mas o mais importante é que a Comunidade saiu mais forte de tudo isso, e continuou crescendo.

Agora chega o momento de darmos o próximo passo para o crescimento da Comunidade, todos que conviveram comigo nesses anos sabem que meu discurso sempre foi: “Eu sou o fundador da Comunidade Zabbix Brasil e não o dono dela”. Mas confesso que não é fácil abrir mão de algo que você ralou muito para construir, que você ama e se dedica, mas por outro lado é maravilhoso ver o número de pessoas que se sentem iguais a você, que ralam pela nossa comunidade, que a amam e se dedicam a ela.

Eu não quero citar nomes, mas temos muitos exemplos de comunidades que prosperaram e de outras que se racharam ou deixaram de existir, nós procuramos aprender o que eles fizeram de certo e de errado.

Esse é o novo modelo da Comunidade Zabbix Brasil:

  •  Cada iniciativa será tratada como um canal.
    • Essas iniciativas podem ser um grupo em uma tecnologia específica: Site, Lista, Twitter, Facebook, Telegram, Youtube, etc;
    • Pode ser um grupo de usuários regionais: Grupo de Usuários Zabbix Campina Grande, Grupo de Usuários Zabbix Belo Horizonte, etc;
    • Pode ser um grupo com um foco específico: Zabbix para Desenvolvedores, Zabbix para DevOps, etc.

 

  • Cada canal possui seus próprios administradores e regras.
    • Cada canal possuirá pessoas que são responsáveis por gerenciá-lo;
    • Cada canal possuirá as regras específicas daquele canal;
    • Cada canal é independente dos outros canais, como os responsáveis pelo canal serão escolhidos, como as regras serão estabelecidas, tudo isso é único de cada canal, se você não se sente à vontade em um canal migre para outro.

http://aceliverpoolescorts.co.uk/46ou/how-to-transfer-dinos-from-aberration.html TODOS SOMOS PARTES DA COMUNIDADE ZABBIX BRASIL, acho que esse é o ponto mais importante de todos, queremos que as pessoas tenham liberdade, queremos que as pessoas se organizem por afinidades e assuntos de interesse, mas acima de tudo queremos que todos se enxerguem como parte de algo maior, como parte da Comunidade http://jkzoo.cz/akce-brit-care Zabbix Brasil. Que cada um possa se esforçar para prestigiar os eventos oficiais, divulgar cada vez mais a ferramenta e crescermos uns com a ajuda dos outros.

Como primeira iniciativa desse passo foi criada a área “ buy ivermectin in uk Encontre Ajuda” no site da comunidade.

Abraços,
André Déo, Aécio Pires e Hernandes Martins

3 thoughts on “Carta Aberta a Comunidade Zabbix Brasil”

  1. Excelente iniciativa, pessoal. Só com esse formato, podemos continuar crescendo e assim ser a maior comunidade de Zabbix do mundo!

  2. Parabéns pela iniciativa.
    Todos só temos a crescer com isso.

    Temos um grupo no Telegram (@ZabbixBrasil) que tem mais de 2k e ja estava pesando em conversamos para tentar “oficializar” o canal e tentarmos alinhar as regras para sermos não só parte integrante da comunidade como tbm reconhecida como canal oficial.

    Fico muito feliz com essa postura de vcs, e mais uma vez parabéns pela maturidade.

  3. Muito feliz, de ver este tipo de atitude e que a comunidade cresça e possa evoluir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *