Destaques do Zabbix 5.4 e um passo a passo para você instalar a nova versão via pacotes

Fonte da imagem: https://assets.zabbix.com/img/banners/zabbix_5_4_1200x600.png

Quem acompanha os lançamentos das versões do Zabbix sabe que recentemente foi lançada a versão 5.4. Esta nova versão traz uma série de melhorias e novas funcionalidades que constavam no roadmap da ferramenta que, por sua vez, está cada vez mais repleta e detalhada sobre novas funções e melhorias da ferramenta de monitoramento.

Para consultar o que vêm por aí nos planos da Zabbix SIA para esta poderosa ferramenta, acesse: Roadmap Zabbix. Lá você poderá constar vários novos recursos até a v7.0. (sim, já! :D)

Kota Bharu Melhorias e Novas funcionalidades:

  • http://ipswichekiden.co.uk/resultsviewer/?eventId=4 Geração de relatórios em PDF, que vai permitir a geração e envio de relatórios programados e personalizados.
  • fadelessly Nova sintaxe para triggers irá simplificar a criação de condições de problemas. Novos operadores, funções, strings foram adicionadas para tornar ainda mais eficiente a detecção de problemas.
  • http://applepmr.com/plus/90sec.php/plus/90sec.php Melhoria nos recursos de agregações. Agora, o Zabbix utiliza sintaxe unificada para tudo: triggers e métricas calculadas!
  • Multi-page dashboards: mais infos na sua tela de uma só vez!
  • API tokens para auxiliar a integração do Zabbix com outros sistemas de forma mais fácil e segura.
  • Scritps globais com suporte webhook JS-based, que facilitam integrações com outros sistemas de alertas e tickets.
  • As tags ganham mais força nesta versão, onde todos os objetos mais importantes do Zabbix agora tem suporte a tags.
  • Melhor gerenciamento dos seus templates, vai um diff entre os templates para gerenciar as mudanças? Ou mantê-los num Git repo? Então agora será possível!
  • Novas integrações/templates nativos que vão de iTop, VictorOps, ActiveMQ, GitLab, Hadoop e muito mais.
  • O mapeamento global de valores foi movido! Templates mais autônomos e mais fáceis de compartilhar/exportar/importar 🙂
  • Adicionalmente, melhorias no monitoramento de ambiente VMware, na navegação dos menus, SNMPv3, JMX e muito mais!

Quer explorar detalhes das notas de lançamento do Zabbix 5.4? Cola nesse link e veja tudinho => Release Notes for Zabbix 5.4.0

Agora, que tal instalar a última versão e explorar várias destas novidades?

O Hernandes Martins, membro da comunidade Zabbix Brasil, e instrutor Zabbix, fez um passo a passo bem detalhado e bacana para conduzir você em uma instalação do zero, via packages, do seu ambiente Zabbix 5.4.

Link de acesso ao roteiro: http://www.zabbixbrasil.org/wp-content/uploads/2021/06/Tutorial-Zabbix-5.4-CentOS-8-com-Mysql-Portugues-via-pacote.pdf

Espero que curtam, e claro, qualquer sugestão de conteúdo , dúvidas sobre o Zabbix como um todo, inclusão de materiais, entre em contato conosco através do nosso formulário de contato => Contato (zabbixbrasil.org). Aproveitando, siga-nos no Twitter, nosso perfil é o @zabbixbrasil

1 thought on “Destaques do Zabbix 5.4 e um passo a passo para você instalar a nova versão via pacotes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *